quarta-feira, 30 de março de 2011

AMPLIANDO A VISÃO

eye on the world 
Gente, hoje logo pela manhã eu estava tomando meu café, como sempre aproveito para ouvir ou ver alguma coisa interessante na TV. Sei que isto não é correto! cpmer vendo TV. Mas como sou adulta! já não tenho nem uma criança em casa, aproveito duplamente o meu tempo, o tempo é muito curto e temos que aproveitá-lo ao máximo! essa é a minha opnião.
Liguei a TV, nesse momento estava terminando o programa de uma apresentadora famosa. Ela costuma no final ou no início do programa ler uma mensagem  de ânimo e de auto-ajuda para suas  telespectadoras.
Hoje, o que ela contou me deixou um pouco apreensiva: Como será que anda nossa visão? 
Contava ela que certo professor, fez uso de uma dinâmica para despertar o interesse da classe sobre um determinado assunto.A dinâmica consistia no seguinte: um lençol branco estendido na parede da sala de aula, onde visivelmente os alunos ao entrar, olhariam para ele.Nesse lençol o professor desenhou bem no centro um pontinho preto.
Esperou que todos os alunos se assentassem, então perguntou: “o que foi que mais chamou a atenção de vocês neste quadro?”
Os alunos prontamente responderam: “o pontinho preto professor!”
Então o professor pensou um pouco e questionou: “Alguém conseguiu ver algo mais?” Responderam: “Não professor, só o pontinho preto!”
O professor retrucou: “como, em um espaço tão grande ninguém viu mais nada? o espaço em branco é muito maior que o pontinho que vocês viram!”
Enquanto tomava meu café,  meditava naquela mensagem, é assim mesmo, nossa visão precisa ser ampliada! conseguimos ver o lado escuro das coisas, mas deixamos de ver o lado claro! vemos o que nos acontece de ruim, mas deixamos de ver o acontece de bom, o espaço branco do lençol, que na realidade significa a maior parte das coisas boas que Deus nos concede! temos a tendência de fixar os nossos olhos nos problemas que nos aflige! (no pontinho preto) quando a solução pode estar bem pertinho! é só olhar em volta! “ELE é o socorro bem presente! na angustia,"como diz o salmista.
Enxergamos os defeitos das pessoas e deixamos de ver as qualidades! criticamos tudo que está na frente de nossos olhos! Não avaliamos o que está a nossa volta! que assim como aquele lençol era a maior parte daquele quadro! o pontinho preto era só um detalhe! Na verdade o que contava ali era o lençol branco. 
Este era o teste que  o professor aplicou para ver a dimensão da visão dos alunos.O resultado: visão curta, limitada, incapaz de observar  o que se passa em sua volta.
Lembrei-me então de uma passagem bíblica, quando o exército da Síria cercava Israel,e o moço de Elizeu não conseguia ver saida.
Todas as vezes que leio esse texto ele fala muito ao meu coração. Traz-me ensinamentos preciosos, me leva a meditar principalmente o que os meus olhos  podem ver, qual é o alcance, qual a dimensão da minha visão.
O moço de Elizeu, ao se levantar bem cedo, deparou com o exército do rei da Síria que cercava a cidade, e entrando em desespero acordou o profeta dizendo: “ o que faremos?.”O profeta Elizeu calmamente responde: “ não temas! porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles
2 Reis 6:15-17
E orando ao Senhor pediu-lhe que abrisse os olhos do moço para que ele pudesse ver, e assim o Senhor o fez, e o moço contemplou exército celestial com carros e cavalos de fogo ao redor deles.

A palavra de Deus nos diz que fomos abençoados com toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais em Cristo Jesus, porque então não conseguimos  ver o que Deus tem para nossa vida? Fixamos com  os nossos fixos no ponto negro enquanto em volta há um grande espaço claro, onde poderá estar toda resolução dos problemas, nos preocupamos com coisas mesquinhas enquanto deixamos de aproveitar as maiores que Deus tem preparado para os que ELE ama.
Nossa visão precisa ser ampliada com urgência, vamos pedir ao Senhor que abra os nossos olhos para vermos as maravilhas que nos rodeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário