quinta-feira, 24 de março de 2011

ROSA DE SARON

  Rosa, fotos de Rosa, Rosa imagensA Rosa de Saron esteve sempre no meu ministério, esse nome tem um certo mistério, e soa como uma certa poesia envolta em música suave nos envolvendo, e nos levando a sonhar com  lugar distante! Talves por estar tão ligada ao amor que Salomão dedica a sua amada, e na declaração que ela lhe faz. "Eu sou a Rosa de Saron e o lírio dos vales".Ct 2.1
Procurei desvendar essa Rosa através de algumas pesquisas realizadas.
Na verdade sabe-se  pouco acerca dessa famosa rosa.
O que pude encontrar estou compatilhando com vocês.
São  várias versões sobre ela.
Uns dizem que os israelitas plantaram  muitas rosas nas planices devido o tipo e as condiçoes favoráveis encontrada ali.
Outra versão, que o nosso famoso hibisco, tambem é chamado de rosa de saron e que nasce em abundância nas planices.
Eu tive um professor na faculdade, que levou uma foto certa vez de um pequena rosa, que é muito rara e que só florece uma vez! e tem um perfume imaginavel! Eis ai o resultado da pesquisa  Nome Científico: Hibiscus syriacus Sinonímia: Hibiscus rhombifolius Nome Popular: Rosa-de-sarom, hibisco-colunar, rosa-de-sharão, altéia-arbustiva, mimo, rosa-da-síria, hibisco-da-síria Família: Malvaceae Divisão: Angiospermae Origem: Ásia Ciclo de Vida:
    Rosa-de-sarom, Hibiscus syriacus, Hibiscus rhombifolius, , hibisco-colunar, rosa-de-sharão, altéia-arbustiva, mimo, rosa-da-síria, hibisco-da-síriaA rosa-de-sarom é uma planta arbustiva muito florífera e popular, conhecida pelo doce perfume de suas flores. Ela apresenta caule fibroso, ereto e ramificado. Suas folhas são ovaladas a lanceoladas, alternas, mucilaginosas, brilhantes, com margens recortadas e coloração verde-escura. As flores podem ser simples ou dobradas e formam-se durante o ano todo, mas são mais abundantes na primavera e verão. Ocorrem diversas variedades de flores róseas, vermelhas, roxas, azuis ou brancas e combinações entre estas cores. As flores atraem beija-flores e borboletas.
    A rosa-de-sarom é largamente utilizada no paisagismo, sendo plantada isolada, em conjuntos, ou em renques, de aspecto informal ou formal. Presta-se como excelente cerca-viva, sendo rústica e florífera ao mesmo tempo. Seu porte é médio, atingindo cerca de 3 metros de altura. Ela apresenta folhagem de textura média, aberta e sua copa natural tem a forma de um vaso. Com podas torna-se mais compacta e adquire outros formatos. A rosa-de-sarom também pode ser conduzida como uma arvoreta, com caule único e copa arredondada. Desta forma fica perfeita em calçadas estreitas, onde árvores maiores seriam desproporcionais. Suas flores são consideradas comestíveis e delas se pode fazer deliciosas saladas ou geléias. Das folhas também se faz um chá muito aromático.
    Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. A rosa-de-sarom é tolerante ao frio e à geadas leves, tornando-se caduca em regiões de inverno moderado. Também pode ser utilizada no litoral, pois tolera a salinidade do solo. Adubações mensais na primavera, verão e outono estimulam intensas florações e deixam a mais folhagem vistosa. Podas de limpeza, formação e renovação são essenciais para esta espécie e devem ser realizadas no inverno. Multiplica-se por estaquia dos ramos semi-lenhosos e por sementes.
    Outra versão sobre a Rosa de Saron
    Portanto, estamos diante de uma pergunta intrigante: “ Afinal quem é a Rosa de Saron”?

    No capítulo 2.1 de Cantares de Salomão, lemos: “Eu sou a Rosa de Saron, e o Lírio dos Vales.” porque  toda  esta contradição. Nesta versão existe indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos a fala da mulher “esposa” é ela que ela diz:
    “Eu sou a rosa de Saron” no hebraico: Ani Havatselet há Sharon
    Se ainda pairasse dúvida quanto a afirmação ser do amado ou da amada, o texto original decide a questão; quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra Tav no final da palavra indica feminino.
    Saron – o local onde brota o Havatselet

    Não podemos falar do havatselet sem falar de Saron, a planície onde ela nasce, floresce e fenece. A palavra “Saron” no hebraico é “Sharon” que significa: plano, planície.
    A planície costeira de Israel é chamada de Sharon
    A rosa requer bastante claridade, e o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.
    Is.35.1 “o deserto e lugares secos se alegrarão com isso, e o ermo exultará e florescerá com a rosa”.
    O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).

    Conclusão: A “Rosa de Saron” se quando se interpretada que é a noiva em cantares é a figura da igreja, então ela é Rosa, e não o Senhor Jesus!
    A Bíblia deve ser lida com atenção, analisando os pontos, as vírgulas etc. Não podemos ler a Bíblia e interpretar sem ler de novo, até entendermos realmente o sentido da palavra.  Na verdade a falta de leitura com atenção, é a causa da confusão e de tantas “doutrinas no seio da igreja.

     Não que estejamos desfazendo do valor do Senhor, para mim Ele é muito mais que a mais bela rosa, mas quando se trata de interpretar o texto, e que encontramos  a diferença: ‘da noiva e do  noivo” Ela é a rosa.



    11 comentários:

    1. HOJE NÃO SEI PORQUE ESSA PALAVRA ROSA DE SHARON NÃO ME SAEM DA MENTE AI TA O MISTÉRIO!
      COMO FAÇO POESIA AINDA EI DE FAZER UMA POESIA SOBRE A ROSA DE SHARON QUANDO EU ME RECUPERAR VOU ESTUDAR SOBRE A ROSA DE SHARON PARA CRIAR ESSA POESIA! AMEM

      ResponderExcluir
    2. uma pena que esse blog ta parado sem atividades deus lhe abençoe missionaria

      ResponderExcluir
    3. Hoje em meio a alguns texto que escrevia surgiu a palavra em minha mente e a imensa vontade de saber mais do que se tratava e a conclusão que tive a rosa representa amor e o tal amor que estava a buscar para tentar repassar a quem presisa e eu também de certa forma presiso

      ResponderExcluir
    4. Hoje em meio a alguns texto que escrevia surgiu a palavra em minha mente e a imensa vontade de saber mais do que se tratava e a conclusão que tive a rosa representa amor e o tal amor que estava a buscar para tentar repassar a quem presisa e eu também de certa forma presiso

      ResponderExcluir
    5. Parabéns pelo excelente trabalho.

      ResponderExcluir
    6. Veio a complementar a mensagem que preparei para pregar nessa noite. O blog é benção, Deixa Deus te usar irmã!

      ResponderExcluir
    7. Amém, gostei muito do esclarecimento.

      ResponderExcluir
    8. Lindo sempre tive curiosidades,saber sobre o porquê,está rosa e seu perfume chamou muita a atenção de Salomão.
      E porque Sulamita e compaerada a rosa de Saron.faz umas umas comparações lindas. E um tema ptifundo.gostei de sua linha de pensamento.

      ResponderExcluir
    9. Concordo plenamente com essa explicação. Para mim, sempre associei a Rosa de Sarom com a Igreja de Cristo.

      ResponderExcluir