sábado, 30 de abril de 2011

Como Ser Atraente e Fazer Amigos


Como Ser Atraente e Fazer Amigos 
Muitos não alcançam o sucesso esperado porque a personalidade repele mais do que atrai. Mas este problema tem solução.
Embora alguns sejam "privilegiados pela Natureza" esteticamente falando, ninguém nasce "atraente" ou "repelente". A simpatia não é transmitida nos genes. Com certeza, você a pode adquirir, seguindo estas sugestões:
1. Cultive a beleza interior.
O cuidado de seu aspecto externo é importantíssimo. "Três décimos da boa aparência se deve à Natureza e sete décimos vêm das roupas", afirmam os chineses. Mas o cultivo da beleza interior é imprescindível. Sócrates disse: "Ah, Deus, peço-Te que me faças bonito por dentro!" E o poeta Davi orou: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável." Salmo 51:10.
A beleza interior influencia positivamente a aparência, tornando-a magnética. Por isso, bondade, humiIdade, cortesia, honestidade, calma, sensibilidade, pureza, sinceridade e responsabilidade são ingredientes insubstituíveis em qualquer receita para ser atraente e fazer amigos.
Certo rei apaixonou-se pela filha de um de seus súditos e queria torná-la rainha. Mas, quando esta foi levada diante dele, seu rosto expressava tanta crueldade e arrogância que a jovem não demonstrou nenhum interesse em sua proposta. Frustrado, chamou os sábios de sua corte e ordenou que descobrissem um meio para que a conquistasse.
Faremos uma "máscara mágica" para vossa majestade, disseram os sábios. Nela gravaremos as qualidades da bondade, da gentileza e da humildade, que a vossa eleita vai admirar. Enquanto vossa majestade usar a máscara, ninguém verá vosso verdadeiro caráter. Porém, vossa majestade deve manter na mente todas as qualidades estampadas na máscara: bondade, gentileza e humildade. Pensamentos contrários a estes destruirão a máscara mágica, e vosso desejo não se realizará.
Os sábios ludibriaram o monarca, é claro. Mas o resultado foi positivo. Alguns dias depois, quando a moça foi novamente trazida à presença do rei e viu a espantosa mudança que havia ocorrido nele, ficou surpresa. Ele a cortejou com bondade, gentileza e humildade. E logo conquistou seu coração.
2. Desenvolva o intelecto.
Uma visão ampla e atualizada da realidade torna as pessoas mais agradáveis. Mantenha-se informado, lendo bons jornais e assinando revistas de qualidade. Assista aos programas informativos e educativos da TV. Participe de reuniões culturais. Conheça as grandes obras da literatura antiga. Ouça música clássica. E nunca deixe de estudar. Leia sistematicamente sobre assuntos variados: psicologia, economia, filosofia, esportes, política etc. Mas reserve um tempo especial, cada dia, para a leitura do Livro de Deus, a Bíblia Sagrada.
3. Converse agradavelmente.
O modo de falar amplia ou reduz o charme pessoal. Evite falar com voz nasal, alta, estridente ou lamentosa. Estes defeitos o(a) tornam menos atraente. Procure falar em tom suave, normal nem muito baixo, bem modulado. Pronuncie corretamente as palavras. Se houver algum impedimento físico, consulte um foniatra.
Este "Decálogo da Boa Conversação" pode ajudar-lhe:
1) Não interrompa uma conversa, mudando de assunto.
Não discuta nem contradiga. Você não precisa (nem deve!) concordar com tudo o que ouve, mas deve respeitar as opiniões dos outros. uma discussão acalorada pode destruir uma amizade.
Não fique rindo, tirando sarro das pessoas mesmo que seja seu amigo, isto pode constranger e magoar.
Não faça do lado negativo da vida (problemas, doenças, morte, crimes, etc.) o seu prato predileto. 
Não tente completar as frases dos outros.
Seja discreto ao ajudar alguém corrigindo seus erros gramaticais
Não fale só de você o tempo todo, deixe que os outros comentem.
Não seja um especialista em ressaltar os defeitos das pessoas e das coisas.
Não fale sobre um único tema sempre.
4. Demonstre felicidade.
Uma atitude mental positiva, uma disposição alegre e radiante, fazem de você uma pessoa atraente. "O coração alegre aformoseia o rosto", escreveu o sábio Salomão em Provérbios 15:13. O pessimismo, o descontentamento, o desânimo e a depressão causam repulsa. "Enquanto fores feliz, terás muitos amigos. (Mas) se o céu se cobrir de nuvens, ficarás só" diz um dos versos de Ovídio.
Portanto, ainda que esteja em dificuldade, procure demonstrar felicidade. Isto não é impossível. "Embora imperfeito, o mundo em que vivemos não é só miséria e sofrimento. Há rosas sobre os espinhos e lírios nascem acima da lama", Se refletir um pouco, você verá que tem muitas razões para se sentir feliz. -- Robson Ramos

Um comentário:

  1. Olá... que bom que está participando do sorteio do meu blog!!!! Fiquei muito feliz e vim aqui te agradecer e desejar uma boa sorte. Pra divulgar aqui você pode fazer em forma de post ou colocar como gadget na barrinha lateral do seu blog!!! E me avisa pra eu poder fazer sua inscrição extra, ok. Também estou te seguindo por aqui e volto com mais calma para ler seus posts e comentar!!! Gde bj da Fabi.

    ResponderExcluir