segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ainda que o fruto da figueira minta! podemos ter esperança!


"Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda,
e tu não me atenderás?
Até quando gritarei: “Violência!”,
e tu não nos salvarás?
Por que me fazes ver tanta maldade?
Por que toleras a injustiça?
Estou cercado de destruição e violência;
há brigas e lutas por toda parte.
Por isso, ninguém obedece à lei,
e a justiça nunca vence.
Os maus levam vantagem sobre os bons"
Esse é um texto, do livro do profeta Habacuque.
Hoje assistindo o noticiário sobre a morte daquela juiza, Patrícia Alcioli do Rio de Janeiro, fiquei estarrecida! e lembrei-me do profeta Habacuque, e o seu desabafo.Ele reclamava com Deus sobre a injustiça! naqueles tempos o povos já procedia desta mesma forma brutal contra o seu semelhante.Mas o que eu quero comentar aqui é o resultado dessa conversa: entre Deus e Hbacuque." Deus não se deixa escarnecer, e o que o homem plantar isso também colherá!! diz a sua palavra (Biblia). Deus responde a habacuque o que ele  veria Deus fazer com aquele povo que se portava tão mal uns com os outros. Ele faria com que a justiça divina se manifestasse  ainda que demorasse um pouco.
Tempos de muita opressão como os tais que vivemos hoje, isso levou o profeta no inicio do livro, a se mostrar ansioso clamando por socorro que parecia que não vir.A espressão do profeta é de alguém que não acredita mais na justiça, e pensa: com certeza Deus se esqueceu de nós e já não faz mais justiça aos oprimidos.
O livro do profeta Habacuque é um convite a Esperança, a confiança, a justça ainda virá mesmo que pensemos ao contrário.
A primeira coisa que eu aprendo aqui; é que Deus não age naquilo que nossos olhos vêem ou mesmo nas circunstâcias aparente, mas Ele age nas impossibilidades.
Habacuque não conseguia ver as flores da figueira, nem os frutos da videira e nem o óleo produzido pelos frutos da oliveira.Estava absorvido com pensamentos voltados apenas para a injustiça e violência que os rodiava.Era impossivel para o seu coração imaginar a existência de um Deus capaz de produzir coisas boas.
A esperança não  morre no coração daqueles que andam não segundo o que vêem! mas segundo a fé de que Deus não deixará impune a violência e a maldade dos homens.
Existem pessoas que perderam a capacidade de crer, já não conseguem ver flores na figueira! estão impossibilitados de ter esperança, a alegria já não faz parte do seu dia dia, mas Deus que responde em meio a dor e ao sofrimento, e as perdas e as desesperanças, nos convida a confiar, é tempo de redescobrir a fé e a confiança, somos despertados  a ver o mundo que parece estar na contra mão segundo a pespectiva de Deus, de um modo diferente, somente através da fé.
Mesmo que tudo ao seu redor seja dor e destruição; encontre um lugar de louvor e adoração a Deus, pela certeza que sua promessa de paz se cumprirá.
Habacuque no final do livro, após reconhecer que Deus tratará com justiça os homens, mesmo que alguns o tenha por tardio! ele  cantou ao Senhor um câtico de esperança :"Ainda que a figuera não dê fruto, e parreira não dê uvas.... eu me alegrarei e lovarei ao meu Salvador, o Senhor Deus é a minha força, Ele torna meu andar firme! como de um corça e me leva para as montanhas onde estarei seguro".
 ====================================================================

Um comentário:

  1. oi, fara
    não to ansiosa não... obrigada pela preocupação e pode falar sempre que quiser. às vezes necessitamos ouvir amigos...
    eu expliquei em outro post o motivo da minha tristeza desta semana.. beijos

    ResponderExcluir