segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Já comeu seu pão hoje?



Olá pessoal! domingo 16 de outubro comemorou-se o dia do Pão! uma data mais ou menos desconhecida, quase ninguém lembrou de comemorar, e olha que merecia uma festa! Hum! nosso pãozinho de cada dia! quentinho, torradinho, com manteiga, com queijo branco, requeijão, olha até sem nada mesmo! ele é apreciado em todo mundo! desde a antiguidade o pão já era a principal fonte de alimento da humanidade.A bíblia se refere a ele como bolo, era preparado com água, sal e flor de farinha como era chamado o trigo. Não existiam tantas variedades e formas como temos hoje! era um disco de massa, como o pão árabe que ainda hoje é muito apreciado na preparação de lanches.

A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer, com precisão, quando e como ele apareceu. Historiadores, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de pelo menos 6.000 anos antes de Cristo nascer, na chamada Nova Idade da Pedra. Eram justamente pedras os objetos usados para esmagar as sementes, produzindo uma farinha crua que, misturada com água, se transformava em massa. A massa arredondada era cozida em cima de uma pedra colocada diretamente sobre o fogo. O resultado era um pão duro, de textura bem diferente da que conhecemos hoje.
Dizem que a descoberta de que a massa de pão podia crescer, aconteceu por mero acaso - um egípcio esquecido deixou um pouco de massa crua fora do fogo e, quando se lembrou e foi ver, ela tinha fermentado.
Juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque. Deu início provavelmente, produção do pão, o trigo era apenas mastigado, só depois, ele passou a ser triturado com pedras e transformado em farinha.
Antes de servirem para fazer pão, as farinhas de diversos cereais eram usadas em sopas e mingaus cozidos na água. Posteriormente, passou-se a misturar também mel, azeite doce, suco de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando espécies de bolos que eram assados sobre pedras quentes ou sob cinzas. Esses bolos deram origem ao pão propriamente dito.Ainda hoje no deserto as tribos nomades preparam o pão tradicional nas cinzas dentro de buracos cobertos de areia.
Gente! nada mais gostoso de que ver uma criança feliz comendo seu pãozinho! Lembro da minha neta com apenas um aninho! íamos a padaria com ela, e ela ficava ansiosa pelo pãozinho  quentinho! pegava um e saboreava com gosto! eu não resistia e também comia.. era bom demais....
Mas começo a meditar sobre o pão e me vem a memória que hoje, vemos  tanta fome no mundo!  centenas, milhares de pessoas  sem o pão de cada dia  para comer!
O pão sofisticou, modernizou, dificilmente se faz pão em casa!  as padarias, com seus funcionários treinados,  máquinarios modernos, enormes fornos eletricos! facilitam a vida da gente! mais e ai? tudo encareceu o pãozinho que era o rei da mesa! usado como sinônimo de vida, alimento do corpo! vai ficando cada vez mais longe da realidade....
O  pão é um alimento abençoado por Deus! faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante: na religião e na  alimentação...ele  simboliza fartura. saciedade......
Mas hoje eu quero apresentar uam nova receita! vamos falar de um pão diferente! Esse pão que desceu do céu! Foi triturado, amassado, pela nossas iniquidades (pecado) como disse Isaias o profeta: 53.4,5.”Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades as nossas dores levou si..... Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pela nossas iniquidades........”
"Os judeus murmuravam, contra ele, porque dissera: EU SOU O PÃO descido do céu. E diziam: Este não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como diz agora: EU DESCI DO CÉU?!
Jesus respondeu: ...Em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. EU SOU O PÃO DA VIDA. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram... EU SOU O PÃO VIVO descido do céu. QUEM COMER deste pão viverá eternamente. O PÃO que eu darei É A MINHA CARNE para a vida do mundo."Isso Ele falava referindo-se a sua morte na cruz.( Jo 6, 41-51)
No evangelho de João existem sete declarações que nos dizem o que Jesus é. Aqui no capítulo 6 Ele Se descreve como o Pão da vida. O que Ele quer dizer com isso? Será que Ele tinha em mente que a semelhança com o alimento conhecido como o sustento da vida significa? que Ele é tão indispensável como o nosso pão de cada dia? Jesus é o verdadeiro pão! Todo pão que comemos sacia a fome por algumas horas, e depois voltamos ter fome  novamente, e voltamos a comer,  mas o pão que Jesus nos dá jamais deixará-nos com  fome novamente,
Experimente esse pão, se você ainda não o conhece, é um dos mais saborosos, mais saciaveis que já conheci.Jesus o Pão da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário