terça-feira, 11 de outubro de 2011

Por que existe tanta competição?

Hoje meditando sobre um fato que  aconteceu, lembrei-me de um artigo que li essa semana em uma   revista sobre o desejo desenfreado que certas pessoas tem pelo sucesso, nem que isso lhes custe um preço a pagar.Cheguei a conclusão que as pessoas passam mais da metade de suas vidas competindo uma com as outras.Olha que não é preciso ser nenhum atleta! São pessoas comuns mesmo! do nosso convivio. Por isso resolvi comentar alguma coisa sobre o assunto. O que na verdade acontece com as pessoas que não conseguem viver sem competir? uns menos outros mais, mas a vontade de competir muitas vezes ultrapassam a barreira  da ética! atrapalhando o  relacionamento com os amigos, com a família, com  o trabalho, complicando a vida de muita gente.
As pessoa tem que fazer o melhor! claro!  isto é normal! temos que fazer tudo com amor, com carinho e bem feito! não há mal nenhum em querer ser assim! que pecado há em ser dedicado? nenhum!
Mas o problema é permitir  que a competição, o sucesso, mexa com sua  cabeça e faça você perder o contrle da situação! o bom senso! a ética! O homem por natureza começa a  competir desde da sua concepção, lá no ventre materno existe uma luta para ver quem chega primeiro! um dos espermatozóides quer ultrapassar os outros e chegar na frente! se pudéssemos contemplar a hora "H" em que ocorre a fecundação de um óvulo, ficaríamos abismados com esta visão! são  milhares de espermatozóides correndo,  para ver quem chega primeiro ao óvulo! e nessa corrida  um terá a sua chance de sobreviver.No decorrer da vida essa corrida continua! Estão  sempre querendo ser o primeiro, sempre disputando  o primeiro lugar! ainda bebezino fazem de tudo para ter mais atenção da mãe, quando crescem e vão para escola  querem  a atenção dos professores só para si, com o passar do tempo querem ter as melhores notas, anseiam por elogios e querem ser o representante de classe! Na idade adulta, disputam com os colegas  nas empresas, querem  ser o funcionário número um! ter a foto estampada no jornalzinho do mês.Tudo isso é permitido! Se não for preciso atropelar, desrespeitar  pessoas para conseguir! mas para obter vantagens as pessoa perdem o controle.......
Quantos hoje querem tomar o lugar que não lhes pertence, querem aparecer mais que o outro, mostrar aquilo que não são! acham-se melhores que todo mundo, acham que sabem fazer mais que todos.
Se queremos ser felizes temos que aprender a abandonar essa mania de querer ser o primeiro em tudo, em passar a perna nos outros para chegar na frente! Não é a toa que a bíblia diz que os últimos serão os primeiros! adianta correr, correr e morrer na praia? é isto que muitos fazem! querem tudo porém não estão preparados para nada! Não se preparam para enfrentar  os obstáculos que antecedem o sucesso! os desafios estão ai mas temos que agir com cautela! não almeje o lugar do outro! não queira achar que só você sabe fazer, onde quer que seja: na escola, no trabalho, na igreja ! seja você mesmo faça o que vier em suas mãos para fazer! dedique seu tempo para o que é seu, para aquilo que você sabe fazer de melhor ........
Absalão filho do rei Davi almejou o trono, quis passar por cima do próprio pai, tentou usurpar o reino,  mostrar serviço para ganhar créditos com o povo foi um dos seus métodos premeditado! roubar a cena? o bem dizendo! roubar a coroa! tornou-se inimigo do pai,  agiu como um filho rebelde e sem respeito! se considerava o melhor rei para Israel e, pior ainda, desrespeitando o próprio SENHOR! Absalão era ambicioso, invejoso e não estava disposto a aguardar os acontecimentos e colocar o seu futuro nas mãos do SENHOR, como o seu pai fazia. Ele queria assumir o reino logo, necessário fosse até mesmo derrubar o seu pai do trono. Com esse objetivo, ele começou uma campanha sutil e secreta para ganhar a simpatia do povo, fazendo promessas para afastar-los do rei Davi.
Seu egoísmo e sua rebeldia chegaram ao ponto de forçar uma guerra civil que custou a vida de 20.000 homens. Nesta guerra, as forças do rei mataram Absalão." tem uma frase que eu ouvi certa vez, que diz:" O importante não é como você começa! mas como você termina!" Se não queres terminar morto como Absalão, temos que aprender a esperar, tempos que respeitar os outros, o sucesso vem com o tempo! Deus sabe a hora certa de presentear cada um.....No céu onde pretendemos chegar só um há um trono! E os que tentarem usurpar este! Farão companhia ao anjo caído que teve o mesmo desejo.
Na biblia deparamos com um homem diferente ! ele era diferente em tudo e de todos,  no vestir na alimentação, ele chamava a atenção mesmo sem querer, mas sabia respeitar quem de fato merecia honra1 esse homem "João Batista" foi convidado a batizar Jesus e humildemente ele cumpriu sua missão sem ofuscar a glória de Cristo! e quando alguém foi comentar com ele sobre Jesus, João respondeu:"Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus.(Jo 3.27.....)
Vocês são testemunhas de que eu disse: ( respondeu João) :"Eu não sou o Messias, mas fui enviado adiante dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre.
Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante."(Nova tradução na linguagem de hoje)NTLH. Noutra tradução diz:"Importa que ELE cresça e eu diminua" João se colocou no seu devido lugar, ele era apenas um enviado! e não era o Cristo! mas reconheceu a importância de nosso Senhor Jeus Cristo.
É isso amado, fique firme e não desfaleça! busque sabedoria em tudo que for fazer, saiba que Deus é fiel! e todas coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Faça o melhor! sem querer ser o melhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário