quarta-feira, 20 de abril de 2011

Você sabe qual o verdadeiro significado da Páscoa?

                              VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA
                                                Êxodo-cap-12.1...... 
Olá pessoal! no próximo domingo comemora-se o dia de Páscoa, estou postando aqui alguma coisa sobre esta festa tão importante para o povo Cristão.
A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo que significa saída, e é exatamente a saída dos judeus do Egito que esse livro relata.
Esta festa era celebrada por Israel todos os anos e comemorada com muita alegria, pois para eles era a libertação dos anos de escravidão no Egito.
Esse povo havia descido ao Egito porque  grande fome havia assolado a  terra. E na terra do Egito  havia fartura de alimento, segundo a providência divina, Deus usou José, um dos filhos de Israel que fora rejeitado por seus irmãos, para armazenar alimentos, cumprindo um sonho de Faró.
E assim com autorização de Faraó todos os irmãos de José foram habitar no Egito, até a morte José. 
Quando Ramsés II, um novo rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocaria em risco o seu poder. Essa preocupação deu início a uma série de fatores que levaram os judeus a um período de grande sofrimento (430 anos.)
Conta a Bíblia que Deus, vendo o sofrimento de seu povo, escolheu Moisés para tirá-los daquela situação, dando a ele uma missão de ir  pedir ao novo Faraó a libertação do seu povo. Na saida, o povo deveria se preparar para enfrentar  a   jornada e também deveriam preparar a Páscoa. ( QUE SIGINIFICA PASSAGEM) Deus ordenou que matassem um cordeiro (SÍMBOLO DE JESUS, O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO) e preparassem pão sem fermento. E comessem a Páscoa  no último dia quando finalmente estariam fora do Egito, e esse procedimento deveria ser celebrado todos os anos de geração em geração.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso,"da escravidão à liberdade".Daí surgiu a palavra Páscoa(passagem).
Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe salvação para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova (PASSAR DA MORTE PARA VIDA). A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. “Cristo é a nossa Páscoa” e o Seu sangue, o sangue do Cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo pecado (Lc 22.1-20; 1 Co 5.7)
Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, Não tem nada a ver com ovos nem coelhos.
Coelho, ovos, chocolate foram introduzido por algumas pessoas com idéias criativas para incrementar  a festa da Páscoa, temos que conhecer  o verdadeiro sentido da Páscoa.
Não tenho nada contra o chocolate, até gosto muito de chocolate! mas é dever de todo cristão levar ao conhecimento de seus filhos e alunos o verdadeiro sentido da Páscoa. Porque o chocolate tem tomado conta do comércio de tal forma que nossas crianças nem imaginam a verdadeira história sobre a Páscoa. ficam aguardando o domingo para ganhar ovos do coelhinhos.
Ensine seu filho, conte uma historinha para ele: diga a ele que pode comer chocolate  mas antes deve sentar-se para ouvir a historia verdadeira sobre a páscoa. Deus abençoe a todos.
                                                                F@r@ C@V@LC@
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário